Mundo

18/01/2022 as 10:13

Papa doa 200 mil euros para Filipinas e migrantes em Belarus

Repasse será dividido igualmente entre as duas causas

Agência: Ansa
Foto: EPA / Ansa / https://ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/internacional/2022/01/<?php echo $paginatitulo ?>

O papa Francisco doou 100 mil euros (R$ 6,3 mil) para ajudar migrantes bloqueados na fronteira entre Belarus e Polônia e outros 100 mil euros para as populações afetadas pelo tufão Rai, nas Filipinas.

As doações foram anunciadas nesta terça-feira (18) pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

No primeiro caso, o dinheiro será usado para "enfrentar a emergência migratória" na divisa entre Belarus e Polônia, que se agravou no fim do ano passado, quando o ditador Aleksandr Lukashenko facilitou o trânsito de deslocados internacionais para pressionar a União Europeia a eliminar sanções contra seu regime.

Já o tufão Rai atingiu as Filipinas em dezembro passado e deixou mais de 400 mortos. Segundo o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, a doação de 100 mil euros é uma "imediata expressão dos sentimentos de proximidade espiritual e encorajamento paterno do Santo Padre para as pessoas e os territórios atingidos".

"Essa contribuição faz parte das ajudas que estão sendo ativadas em toda a Igreja Católica e que envolvem, além de várias conferências episcopais, numerosos organismos de caridade", disse o órgão.