Mundo

06/12/2021 as 13:04

Putin e Biden debaterão crise na Ucrânia e Otan em reunião

Presidentes farão conferência por vídeo nesta terça-feira (7)

Agência: Ansa
Foto: Ansa / https://ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/internacional/2021/12/06/put<?php echo $paginatitulo ?>

A crise na fronteira da Ucrânia e as questões envolvendo a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estarão no centro da reunião virtual entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden, marcada para esta terça-feira (7), informou o Kremlin.

Segundo o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, os dois líderes "discutirão as tensões sobre a Ucrânia, a expansão da Otan em direção às fronteiras russas e as iniciativas do presidente russo para a garantia da segurança na região".

"Será ainda necessário discutir o que está sendo feito para implementar as decisões firmadas em Genebra [citando a reunião bilateral realizada em 16 de junho] e o que precisa de esforços. Naturalmente, isso afeta as relações bilaterais, as quais continuam em condições deploráveis", acrescentou.

A agência de notícias estatal Tass ainda informou que Putin fará a reunião do escritório presidencial localizado em Sóchi.

A Casa Branca havia informado que a reunião foi solicitada por conta do aumento nos temores de uma invasão russa ao território ucraniano, já que é visível o aumento na presença de soldados de Moscou na região há meses.

Por sua vez, os russos afirmam que as forças da Otan estão se expandindo cada vez mais para áreas controladas pela Rússia.