Mundo

04/08/2021 as 10:45

Colisão de trens na República Tcheca mata 3 e deixa feridos

Acidente ocorreu em Milavce entre trem regional e transnacional

Agência: Ansa
Foto: EPA / Ansa / Acidente ocorreu em Milavce entre trem regional e transnacional<?php echo $paginatitulo ?>

Uma colisão entre dois trens de passageiros deixou ao menos três mortos e cerca de 50 feridos em Milavce, na República Tcheca, nesta quarta-feira (4).

O Western Express, uma das composições envolvidas no acidente, fazia a rota entre a capital Praga e a cidade alemã de Munique, enquanto o RegioShark ligava Plzen e Domazlice.

Segundo o ministro dos Transportes, Karel Havlicek, a "situação é grave" e há feridos correndo risco de morrer entre aqueles que foram levados para hospitais de Praga, Plzen, Domazlice e da Alemanha.

Após ir ao local do acidente, Havlicek informou que a primeira suspeita é de que "um dos maquinistas não respeitou o sinal de parada". "Várias fontes dizem que o maquinista do trem que vinha de Munique não reagiu ao sinal amarelo, não diminuiu [a velocidade]. E depois não reagiu ao sinal de parada, prosseguiu e colidiu com outro trem de passageiros", acrescentou o ministro, sem descartar a hipótese de "problemas mecânicos".

O porta-voz da polícia regional de Domazlice, Dagmar Brozova, relatou que as vítimas são os maquinistas dos dois trens e uma mulher que estava no RegioShark. O representante ainda destacou que há estrangeiros entre os feridos, pois o Western Express é muito usado por turistas.

Após o acidente, o primeiro-ministro do país, Andrej Babis, "expressou condolências para todas as pessoas de luto" e disse que o foco é "salvar as pessoas". "Obviamente, as circunstâncias do acidente serão investigadas", acrescentou.

Os acidentes com trens na República Tcheca vêm se tornando frequentes desde o ano passado. Em 7 de julho de 2020, uma colisão em Karlovy Vary matou duas pessoas e deixou 24 feridos; uma semana depois, em Ceskì Brod, outro trem bateu em uma composição parada em uma estação e deixou uma vítima e 35 feridos.

Já em 9 de setembro, uma colisão na região de Domazlice deixou 19 feridos.