Mundo

19/10/2019 as 13:40

Milhares de britânicos protestam contra o Brexit em Londres

Manifestantes pedem 2º referendo sobre o processo de divórcio

Agência: Ansa
Foto: Epa / Ansa<?php echo $paginatitulo ?>

(ANSA) - Milhares de cidadãos tomaram as ruas do centro de Londres neste sábado (19) para protestar contra o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) pedindo um segundo referendo sobre o chamado Brexit.

A multidão exige a oportunidade de se pronunciar a respeito do novo acordo negociado pelo primeiro-ministro Boris Johnson junto à UE para decidir se ocorrerá um divórcio sem acordo ou a permanência no bloco.

O ato foi convocado pelo grupo "People's Vote" ("Voto do Povo", em tradução livre) e a expectativa é de que pelo menos um milhão de pessoas siga em direção a Westminster, onde está localizado o Parlamento britânico e acontece a sessão extraordinária para debater e votar o novo tratado.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, também está entre os manifestantes. Em sua conta no Twitter, ele pediu que um novo referendo sobre o Brexit seja realizado. "Milhares de pessoas de todos os cantos do país, de todas as idades e origens, se certificando de que nossa mensagem seja ouvida alta e claramente", escreveu.

Segundo um dos organizadores da mobilização, James McGrory, "este novo acordo não tem nenhuma semelhança com o que foi prometido para a população [em 2016] e, portanto, é justo que o público mereça outra chance de dar a sua opinião".
Durante o protesto, milhares de pessoas agitam bandeiras da União Europeia e carregam cartazes exigindo a suspensão do divórcio. O ato teve início em Park Lane, uma área que reúne manifestantes contrários e favoráveis ao acordo. (ANSA)