Mundo

18/07/2019 as 11:04

Papa nomeia novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé

Matteo Bruni assume cargo ocupado por Alessandro Gisotti dia 22

Agência: Ansa
Foto: Reprodução<?php echo $paginatitulo ?>

(ANSA) - O papa Francisco nomeou Matteo Bruni como o novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. O anglo-italiano assumirá o cargo que era ocupado interinamente por Alessandro Gisotti a partir do próximo dia 22 de julho.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (18) em um boletim oficial. "Estou certo de que Matteo Bruni saberá guiar a Sala de Imprensa com competência, sabedoria, visão e espírito de equipe, contribuindo para sua configuração definitiva, com o objetivo de fornecer o melhor serviço possível a uma correta informação", afirmou o prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini.

Bruni, de 42 anos de idade, nasceu em Winchester, na Inglaterra. Formado em Letras e Literatura estrangeira moderna e contemporânea na Universidade La Sapienza de Roma, o anglo-italiano trabalha na Sala de Imprensa desde julho de 2009, na seção de credenciamento dos jornalistas.

Em dezembro de 2013, ele assumiu a responsabilidade da organização e do acompanhamento da imprensa no voo papal.

"A nomeação é certamente uma honra para mim. Gosto de tê-la como um sinal de estima não só para minha pessoa, mas também para a história de onde venho e o trabalho que fiz com meus colegas na Sala de Imprensa da Santa Sé. Agradeço a confiança do Santo Padre e do prefeito Paolo Ruffini, que me apoia com a proximidade do Dicastério”, disse o novo diretor da Sala de Imprensa em entrevista ao portal de notícias do Vaticano.

Para Bruni, “a Sala de Imprensa é uma estrutura que não é grande, mas complexa, com uma variedade de funções”.

O novo diretor ainda explicou que pensa em uma“comunicação que enriqueça a compreensão do contexto em que os eventos ocorrem” e realçou que o pontificado de Francisco “já é contado através dos seus gestos, das suas palavras, suas escolhas”, mas “o significado histórico de alguns eventos é, às vezes, compreendido melhor numa perspetiva mais ampla”.

Além desta nomeação, o Pontífice também indicou Gisotti e Sergio Centofanti como vice-diretores para a Direção Editorial do Dicastério para a Comunicação. (ANSA)