Geral

21/10/2019 as 21:50

Mourão diz que 4 a 5 mil militares serão enviados para conter mancha de óleo no NE

Já a Petrobras afirma que já recolheu mais de 280 toneladas de resíduo de óleo

Agência Sputnik
Foto: © Folhapress / Raul Spinassé<?php echo $paginatitulo ?>

O presidente em exercício, general Hamilton Mourão (PRTB), anunciou nesta segunda-feira (21) que homens da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada irão reforçar o trabalho de controle das manchas de óleo no Nordeste.

"O Exército está colocando a 10ª Brigada, que é a brigada sediada em Recife, que tem mais ou menos em torno de quatro mil, cinco mil homens. Está sendo colocada em reforço. Fora equipamentos que estão sendo distribuídos às Defesas Civis dos estados e municípios", disse Mourão, segundo o jornal O Globo. 

Substituindo o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que está em viagem oficial no Japão, Mourão classificou o incidente como "inédito no mundo". 

Desde o início de setembro, manchas de óleo foram encontradas nas praias do Nordeste. O boletim mais recente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontou que 124 cidades da região registram manchas de óleo. 

De acordo com a Marinha, mais de 525 toneladas de resíduos já foram retirados das praias. Já a Petrobras afirma que já recolheu mais de 280 toneladas de resíduo de óleo. 

Ainda não há informações sobre o incidente que originou o desastre ambiental.