Esportes

18/10/2019 as 10:44

Jogo entre Real e Barça é cancelado por atos na Catalunha

Nova data do clássico deve ser escolhida até segunda-feira (21)

Agência: Ansa
Foto: Epa / Ansa<?php echo $paginatitulo ?>

(ANSA) - O clássico entre Barcelona e Real Madrid, válido pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol e inicialmente marcado para acontecer no dia 26 de outubro, foi adiado por conta do tenso clima na região da Catalunha.

Após a reunião do comitê de competição, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) formalizou o adiamento do "El Clásico" por razões de segurança, tendo em vista os confrontos em Barcelona.

Os dois clubes terão que escolher até segunda-feira (21) a nova data da partida. A federação ibérica ressaltou que caso não conseguirem, a própria RFEF determinará o dia em que o duelo será disputado.

Para não ter que alterar a data do "El Clásico", a La Liga solicitou à RFEF nesta semana que o mando de campo fosse transferido do Camp Nou, em Barcelona, para o Santiago Bernabéu, em Madri.

No entanto, o Barça apresentou uma queixa ao conselho executivo da La Liga, na qual enfatizou que não aceitaria a hipótese de disputar o derby do dia 26 em Madri.

Já de acordo com o jornal catalão "Mundo Deportivo", o Barcelona rejeita a inversão de campo, mas não o possível adiamento da partida. A provável data do clássico espanhol poderia ser em 18 de dezembro.

Na segunda-feira (14), o Tribunal Supremo da Espanha condenou políticos da Catalunha a penas que vão de nove a 13 anos de prisão por causa do plebiscito separatista de outubro 2017, que culminou em uma declaração unilateral de independência considerada ilegal por Madri.

A decisão provocou uma revolta que reuniu milhares de separatistas nas ruas da Espanha. A multidão bloqueou estradas e o aeroporto El Prat, em Barcelona.(ANSA)